quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cine PE - O olhar de uma estudante de Cinema - Dia 4

       A quarta noite de Festival, começou também com um pequeno atraso, mas já acostumados com a baixa na platéia e a demora das pessoas para conseguir chegar ao Centro de Convenções, as atividades logo foram iniciadas.  Primeiramente tivemos a Mostra Competitiva de curtas-metragens Digitais:

 - Ovos de Dinossauro na Sala de Estar (PR), Documentário, Direção: Rafael Urban, 12 min. - Ragnhild Borgomanero é uma senhora de 77 anos, que junto ao marido reuniu uma das maiores coleções particulares de fósseis da América Latina. Neste curta, escutamos ela contando um pouco de sua vida, profissão e amor.

 - Traz Outro Amigo Também (RS), Ficção, Direção: Frederico Cabral, 14 min. - Para mim, o melhor curta da noite foi este, onde Samuel, detetive particular, aceita um trabalho sem saber quem deve procurar. Só depois de assinar o contrato é que lhe foi dito, que o desaparecido é o amigo imaginário de infância do Sr. Artur. Com a ajuda de seu sobrinho, Samuel embarca no mundo dos amigos imaginários, resgatando assim, não só o amigo de Seu Artur, mas um pouco de sua infância.

       Depois partimos para o Longa-metragem Digital:

 - Vamos Fazer um Brinde (RJ), Ficção, Direção: Cavi Borges e Sabrina Rosa, 70 min. -  A história se passa na noite de Ano Novo, onde um grupo de amigas se mete e resolve problemas a noite toda, brindando sempre que um conflito está solvido. O grupo inclui um amigo delas, gay, que se integra como se fosse de fato mais uma menina, e a mãe de uma delas, que sob pretexto de entregar rabanadas para a festa, vai ficando até o final.

       Com um intervalo mínimo, as pessoas saíram esticaram um pouco as pernas, e logo voltaram para ver o último curta-metragem da noite e o ultimo longa:


 - Náufragos (SP), 35 mm, Ficção, Direção: Gabriel Amaral Almeida e Matheus Rocha, 15 min. - Dona Odete, uma senhora muito velhinha e confusa acha que perdeu o marido dentro de casa,  e que não pode confiar na empregada. O curta segue ao som de uma aula de ginástica transmitida pela velha televisão de Dona Odete.

 - JMB, O Famigerado (PE), Digital, Documentário, Direção: Luci Alcântara, 105 min. -  Documentário produzido sobre o poeta Jomard Muniz de Britto, filmado por mais de um ano. Acompanha o poeta em suas andanças pela cidade do Recife.


       Sem nenhuma homenagem, a noite foi apenas dedicada aos filmes em competição.

Nenhum comentário: